quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Te Contei, não ? - Lei 10.639 / 03

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
    
    Art. 1o A Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar acrescida dos seguintes arts. 26-A, 79-A e 79-B:

"Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.

§ 1o O conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.

§ 2o Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras.

§ 3o (VETADO)"
"Art. 79-A. (VETADO)"

"Art. 79-B. O calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como ‘Dia Nacional da Consciência Negra’."
        Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
       
Brasília, 9 de janeiro de 2003; 182o da Independência e 115o da República.


LUIZ INÁCIO LULA DA SILVACristovam Ricardo Cavalcanti Buarque

40 comentários:

  1. A lei 10.639 feita em janeiro de 2003 prevê que todas as escolas de ensino fundamental e médio estudem história da África, cultura afro-brasileira, o negro na formação da sociedade nacional e sua contribuição nas áreas sociais, econômicas e políticas.
    A lei surgiu pois há muita discriminação à cultura africana e afro-brasileira em geral, e isso ocorre porquê a maior parte da população desconhece sobre essas culturas, mas ao invés de pesquisar ou tentar aprender sobre elas as pessoas preferem julgá-las, e na maior parte das vezes elas são mal interpretadas, sendo taxadas de coisas como satânicas ou demoníacas.
    Um exemplo disso é a macumba. A macumba é um instrumento musical de percussão utilizado em certos rituais do candomblé, mas que é conhecido popularmente como mau agouro, ou forma de generalizar as religiões africanas e afro-brasileiras de modo pejorativo.
    Por isso a lei 10.639 étão importante. Pois se nós obtivermos conhecimentos sobre essa cultura não teremos nenhum preconceito em relação à ela, sem falar que, em consequência disso, o preconceito racial com os negros também diminuirá.
    Aline Assis 801

    ResponderExcluir
  2. Importância da lei 10.639|03
    A lei 10.639|03 trata de um assunto bastante polemico: o ensino obrigatório de cultura afro-brasileira, em escolas publicas e particulares em todo o Brasil, já que foi de extrema importância a participação de africanos para formar o Brasil em que vivemos hoje.
    De fato,a lei 10.639|03 não é algo fácil de se aplicar,principalmente quando entrou em vigor devido a falta de qualificação dos professores para tal assunto(antes se estudava que os negros foram apenas escravos) e a falta de material didático .
    Claro que após alguns anos já tínhamos profissionais qualificados e materiais didáticos adequados, porém isso só diminuiu parte da dificuldade já que o trabalho deve ser realizado com toda a escola envolvida,e durante todo ano letivo (não somente em datas comemorativas). Assim poderemos principalmente eliminar o preconceito, pois ele só surge quando se desconhece sobre determinado assunto.
    Sem duvida, falar de negro e descendentes é falar de 45% da população brasileira, é ajuda-la a reconhecer sua importância e lutas pela liberdade na história do Brasil.É mostrar o orgulho de ser negro e fortalecer o Brasil como um país independente e mais democrático.

    Isabele Aguiar 801

    ResponderExcluir
  3. A lei 10 639/03 fala que todas as escolas de ensino fundamental e médio devem ensinar sobre a história afro-brasileira, de forma que também tem de ensinar sobre a história dos negros e suas lutas até o dia de hoje.
    Acho essa lei importante pois nos ajuda a entender a história do negro e acabar com os preconceitos, sabendo a história desse negro nos ajuda a compreender que ele não é diferente de nós e tem os mesmos direitos, além de nos conscientizar de que a religião desse negro também conta, que não somos superiores ou inferiores a ele só por causa da nossa cor. Acho que essa lei ajuda os brasileiros, ainda jovens, a entender melhor a história por traz desse preconceito, e obrigar as escolas a ensinar fica ainda mais fácil, pois nós ainda não temos opiniões completamente formadas sobre a sociedade em si, assim nos faz perceber que esse negro tem tantos direitos quanto nós, em relação a estudo, moradia, respeito e religião e não devemos ter preconceito diante disso.
    Sofia 801

    ResponderExcluir
  4. Lei 10.639/03


    A lei 10.639/03, tem a função de trazer um pouco de nossa cultura para dentro das salas de aula, muitas pessoas tem um "pré-conceito" quando se fala sobre o candomblé e os deuses ligados a religião africana.
    Antes de pensarmos dessa forma dessa maneira egoísta, temos que lembrar que foi desse meio que as nossas origens, as nossas culturas, o nosso modo de viver vieram. Os negros vieram trazendo o que era de maior importância para eles, que no caso foi a crença.
    Mesmo sendo, ou não sendo a nossa crença temos que respeitar; Temos que pensar do modo que seja melhor, para todos, e é bem simples, basta cada um respeitar ao outro. A lei veio com o objetivo mas claro que existe, relembrar as nossas culturas.




    Eliza Barroso Siqueira - 801

    ResponderExcluir
  5. Estopim da estupidez: lei para o óbvio

    O Brasil tem um histórico de escravidão e consequentemente, preconceito, por isso até os dias de hoje o negro é descriminado em nosso país. Em uma tentativa de introdução de respeito na comunidade, muitas vezes ignorante, foi criada a Lei 10.639/03 que obriga o estudo da cultura afro-brasileira nas escolas.
    A Lei foi feita com um proposito simples, mas eficiente; assim, com estudo da cultura da África, talvez, a população brasileira ao conhecer a verdade não se deixe levar pelo passado vergonhoso de nossa pátria. Tanto porque não existe ser humano brasileiro que não tenha uma parte da África em suas veias.
    A ignorância é tão grande, que não adianta nem mesmo que o presidente da maior potência mundial seja negro ou até mesmo o rei do nosso valorizado futebol, de acordo com muitas pessoas em pleno século XXI, o negro é inferior.
    Por isso a Lei 10.639/03, para que a frase “Se houver conhecimento, não haverá preconceito”, faça efeito, e mude o pensamento da última esperança contra o preconceito sempre esteja acesa, as crianças.
    Assim, podemos até imaginar um futuro com respeito e dignidade há essa comunidade negra que vem aguentando o pré-conceito em suas costas desde sempre.
    “O saber é ignorância, a ignorância é o não saber. Não se sabe, quem ignora.”

    Bruna Bizarro - 801

    ResponderExcluir
  6. A lei 10.639 que obriga as escolas do ensino fundamental e médio, a estudar a cultura africana, é de extrema importância pois não deixa uma cultura riquíssima cair no esquecimento e ser interpretada de maneira errada, que é a cultura africana. A “macumba” poucos sabem, mas é um instrumento de percussão que não é nada mais nada menos do que um reco – reco de origem africana que transmite um som de rapa (rascante) e macumbeiro é quem toca o intrumento. A macumba é vista como coisa que não é de deus, coisa que deseja o mal pras pessoas assim como deuses africanos, um exemplo é o Exu que foi diretamente ligado ao demônimo católico devido ao seu estilo irreverente, brincalhão e a forma como é representado no culto africano, um falo humano ereto, simbolizando a fertilidade.
    É para isso que devemos cumprir essa lei, pois o negro é humano, é trabalhador, forte e já sofreu muito.
    Preconceito é sinônimo de burrice e ignorância, parece fofoca errada, você ouve e vai passando para os outros, por isso CONHEÇA ANTES DE JULGAR.

    Daniel Abreu - 801

    ResponderExcluir
  7. A lei 10.639/03 fala sobre todas as escola ensinarem sobre a História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.
    O seu estudo nos faz perceber que a cultura africana está muito presente em nosso cotidiano (literatura, música, culinária etc).É uma oportunidade de conhecer de onde viemos, como também desmistifica a imagem negativa que está em nosso imaginário onde vemos A África como um país onde existe apenas pobreza e miséria e na verdade é um continente riquíssimo com diversos países cada qual com suas características e muitos até bem desenvolvidos.Na África também surgiram grandes civilizações, grandes reinos existiam lá, os escravos que saíram da África foram quase 1 terço da população do brasil e do mundo , o estudo deste antigo continente é muito importante para a História, Arqueologia, entre outras ciências para compreender a história do próprio Homem. Enfim, essas ideias distorcidas desvalorizam a cultura negra aumentando o preconceitos no país. Para aceitarmos e respeitar o próximo é preciso conhecer a história dos povos africanos que foram excluídos dos livros de História do Brasil e resgatar sua contribuição na formação de nós brasileiros. Negar a cultura africana seria negar nossa prória identidade!
    Não podemos simplesmente esqueçer o continente que tanto contribui para o nosso Brasil.

    Aline ziehe
    801

    ResponderExcluir
  8. Lei nas escolas

    A lei 10.639/03,foi criada com objetivo de passar e ensinar a HISTÓRIA DA ÁFICA aon alunos do ensino fudamental e ensino médio para que eles posam conhecer um pouco de suas culturas e um pouco de sua história.
    Com esse novo objetivo de passar as culturas a lei foi criada em 2003 e aparti dai as escolas estudariam a cultura africana.No começo e até hoje tem alguns problemas que os professores vem convivendo que e pelo fato de ja serem formados e não terem estudado isso na faculdade e alguns país que não entendem o porque de estudar a cultura africana e o pré-conceito pois alguns dizem que e macumba essas coisas.Com essa lei proporcionou novas línguas ,cultura ,comidas ,roupas, música ,esporte e com isso vem um dos motivos da lei .
    A vinda desses povos proporcionou uma grande divercidade entre os povos da américa com isso uma grande cultura mas poucas pessoas tem conhecimento disso pois são pré-conceituosas ou não conhecem e não tem oportunidade essa lei vem com o objetivo de dar oportunidades as pessoas que não conhocem a conhecerem sua história e passar isso adiante para suas famílias e parentes .


    GUSTAVO HENRIQUE -801


    ResponderExcluir
  9. Durante muitos anos o negro e sua herança cultural e histórica foram negligenciados pelos governantes brasileiros. Vivemos em um país com uma população média de 43% de pessoas negras e mesmo assim nosso país ainda não conseguiu superar o ranço colonial, onde algumas pessoas se sentem superiores as outras por causa de sua cor. Essa situação degradante e vergonhosa vem se arrastando por séculos, e os movimentos negros no Brasil vem lutando contra essa triste realidade.
    A lei 10.639/03 é uma grande conquista para o povo brasileiro, não só os negros, mas para as outras camadas da sociedade, que ignoravam a participação dos negros e da cultura africana na história brasileira.
    Nas escolas estamos acostumados a estudar sobre um país dominado por brancos, onde os heróis nacionais são todos de origem européia, ouvimos histórias nas quais a realidade é mascarada para ficar mais bonita, onde os negros que lutaram contra a escravidão foram colocados como malvados e rebeldes.
    Acredito que essa lei vai auxiliar os professores a transmitir um conteúdo mais adequado a realidade da cultura brasileira, ensinando a seus alunos a reconhecer e identificar a herança negra na cultura brasileira e quando fala em herança negra não estou falando apenas da culinárias, mas também da arte, da literatura das danças, da religião e das lutas.

    Luis Felipe O.-801

    ResponderExcluir
  10. A lei 10639 é uma lei que diz que todas as escolas no ensino fundamental terão que ensinar para os seus alunos a historia da Africa, cultura africana, mitologia africana, e literatura.
    Esta lei foi aprovada e começou a ser cobrada em 9 de janeiro de 2003. Ela é muito importante pois ela serva para ensinar aos alunos sobre a Africa para que obtenhamos conhecimentos e não sejamos ignorantes e preconceituosos, e não tenhamos por exemplo, uma visão precipitada da macumba, que é um ritual do candomblé que sofre muitos preconceitos.
    A nossa cultura , nossa danças e nosso folclore são muito parecidos com o dos africanos, pois nossa origens possuem raízes africanas e temos muitas coisas e comum, mas mesmo assim alguns brasileiros insistem em menospreza-los.
    É muito difícil fazer com que todas as crianças aprendam isso, pois muito professores não entendem a proposta e os motivos dessa lei ter sido criada. E também tem muito professores que quando estudavam não fizeram curso de Afica, oque dificulta ainda mais.
    Em minha opinião a lei 10639 é uma das leis com seu objetivo mais obvio, mas mesmo assim, muitos ainda não entendem a lei e consideram a sua proposta como " aula de macumba" oque dificulta ainda mais estes ensinamentos.
    Esta lei é muito importante eu espero que consiga por um fim na ignorância e nos preconceitos em nosso país, começando por essa jovem geração.

    André 801

    ResponderExcluir
  11. Lei 10.639 / 03
    ''Altera a lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e cultura Afro-Brasileira" e dá outras providências''

    Esta é definitivamente uma lei anti-racista.Obriga que todas as redes de ensino brasileiras ensinem a história e cultura afro-brasileira e africana.O que não se restringe apenas á disciplina de história.

    Artigo 3º - ''O ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e européia.''

    Negros hoje em dia continuam com desigualdade social em relação aos brancos, mesmo com essa lei.Mais o fato é que com as escolas ensinando sobre a cultura afro-brasileira a situação melhorou muito, é verdade, os pais poderiam ensinar isso também, e não só a escola.A educação começa em casa, e não na escola.

    Lucas Abade 801

    ResponderExcluir
  12. Oque uma lei realmente pode fazer

    A importancia dessa lei 10.639/2003 para uma escola e fundamental pois mesmo sendo ilegal vamos pensar mais amplo,e fundamental que você aprenda a cultura que faz grande parte de nos hoje.Mas o melhor dessa lei e que pode tirar o preconceito dos negros.
    O que eu mais gostei foi que essa lei também pode tirar essa coisa que cultura da África e uma coisa ruim e que e muito parecida com a cultura grega que não e rebaixado igual a Africana.
    Eu também acho que por questões éticas por esse por ter sido escravo temos a obrigação de estuda-los.
    E essa cultura tem muita coisa que você escolhe o seu caminho,você vê hóquei e o certo e hóquei e errado,ou seja eles não te restringem a fazer uma coisa,eles deixam você ir em frente e isso pode realmente mudar o ponto de vista de muitas pessoas então a lei não só e ética mas da muito aprendizado para a vida e para ampliar o conhecimento.Como exemplo temos a macumba que falam que e uma religião do mal mas pela ignorância naverdade macumba e um instrumento e não tem nada diabolico.
    Mas então a lei 10.693/2003 e uma lei que realmente valeu pena e que vai ensinar muita coisa ao Brasil.

    Justin,8 ano,801

    ResponderExcluir
  13. Oque uma lei realmente pode fazer

    A importancia dessa lei 10.639/2003 para uma escola e fundamental pois mesmo sendo ilegal vamos pensar mais amplo,e fundamental que você aprenda a cultura que faz grande parte de nos hoje.Mas o melhor dessa lei e que pode tirar o preconceito dos negros.
    O que eu mais gostei foi que essa lei também pode tirar essa coisa que cultura da África e uma coisa ruim e que e muito parecida com a cultura grega que não e rebaixado igual a Africana.
    Eu também acho que por questões éticas por esse por ter sido escravo temos a obrigação de estuda-los.
    E essa cultura tem muita coisa que você escolhe o seu caminho,você vê hóquei e o certo e hóquei e errado,ou seja eles não te restringem a fazer uma coisa,eles deixam você ir em frente e isso pode realmente mudar o ponto de vista de muitas pessoas então a lei não só e ética mas da muito aprendizado para a vida e para ampliar o conhecimento.Como exemplo temos a macumba que falam que e uma religião do mal mas pela ignorância naverdade macumba e um instrumento e não tem nada diabolico.
    Mas então a lei 10.693/2003 e uma lei que realmente valeu pena e que vai ensinar muita coisa ao Brasil.

    Justin,8 ano,801

    ResponderExcluir
  14. A Lei 10.639/03

    A Lei 10.639/03 faz referência sobre o ensino da história e cultura afro- brasileira e africana, ressaltando a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira.
    O objetivo da mesma é que o sistema de ensino inclua em seus currículos escolares assuntos sobre as questões étnico-culturais, praticando a divulgação e produção de conhecimentos, bem como atitudes, posturas e valores que eduquem os cidadãos, garantindo com isso respeito aos direitos legais e valorização da cultura brasileira e africana.
    Temos que nos conscientizar de que os negros são considerados como pessoas históricas, onde devem ser valorizados o pensamento e as ideias de importantes intelectuais negros brasileiros, a cultura dentro da música, culinária e dança. Também outro ponto importante é a questão da religião, que se apresenta bastante diversificada na origem africana.
    Deve-se levar em conta a identidade dos negros, respeitando seu modo de ser e de pensar o mundo, considerando a imensa influência que a cultura africana sempre exerceu sobre o modo de ser de nós brasileiros, com seus mais de 40% de população negra e mestiça.
    São os professores os principais atuantes no processo da luta contra o preconceito e a discriminação racial. Através da educação, nós alunos, receberemos os ensinamentos para agirmos com respeito e principalmente defender a nossa cultura.
    Trabalhar o conhecimento da história e da cultura a partir do processo de escravidão contribui para a promoção da igualdade étnica, cultural e racial do nosso país.

    Luís Henrique S. da Silva - 801

    ResponderExcluir
  15. Lei 10.639.

    Esta lei de 9 de Janeiro de 2003, tornava obrigatório nas escolas públicas e particulares o ensino de história da África e sua cultura no Brasil.
    A lei 10.639 foi criada para acabar com os preconceitos raciais contra africanos e melhorar a sociedade brasileira, assim os negros teriam mais oportunidades e menos exclusão. A história da África, cultura afro-brasileira, e o negro na formação do Brasil agora fazem parte do novo currículo.
    Essa lei 10.639 é de grande importância pois faz com que as novas geraçoes estudem a África e assim com o conhecimento disso o preconceito irá diminuir. Hoje em dia ainda há racismo mas está melhorando e acredito que depois de um bom tempo vai acabar o racismo.

    Marco Antônio - 801

    ResponderExcluir
  16. Por que a lei 10.936/03 é importante?
    A lei 10.936/03 torna obrigatório o estudo da História e da Cultura Afro-Brasileira nas escolas públicas e particulares, e também da contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política referentes à História do Brasil.
    A partir da lei o preconceito contra os negros, sua cultura e religiões pode ser diminuído, já que só se pode ter preconceito contra algo que você desconhece. Além de mostrar que as religiões e deuses africanos não são satânicos como as pessoas vêem, as religiões são como qualquer outra e seus deuses chegam a ter características parecidas com as dos deuses gregos.
    Com esta lei nós também podemos conhecer melhor nossa história e a história do nosso país, já que os negros fizeram grande parte dela, e acabar com essa história de que o negro é inferior e que não deve ter os mesmos direitos do resto da população. As crianças e adolescentes, como o conhecimento obtido pela lei, vão ver como o negro é importante e, assim, tentar mudar esta sociedade preconceituosa.
    Por esses motivos eu acredito que essa lei é tão importante e necessária, não só no Brasil, mas em todo o mundo.

    Paula Quirino-801

    ResponderExcluir
  17. A lei 10.639/03 fala sobre todas as escola ensinarem sobre a História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.
    O seu estudo nos faz perceber que a cultura africana está muito presente em nosso cotidiano (literatura, música, culinária etc).É uma oportunidade de conhecer de onde viemos, como também desmistifica a imagem negativa que está em nosso imaginário onde vemos A África como um país onde existe apenas pobreza e miséria e na verdade é um continente riquíssimo com diversos países cada qual com suas características e muitos até bem desenvolvidos.Na África também surgiram grandes civilizações, grandes reinos existiam lá, os escravos que saíram da África foram quase 1 terço da população do brasil e do mundo , o estudo deste antigo continente é muito importante para a História, Arqueologia, entre outras ciências para compreender a história do próprio Homem. Enfim, essas ideias distorcidas desvalorizam a cultura negra aumentando o preconceitos no país. Para aceitarmos e respeitar o próximo é preciso conhecer a história dos povos africanos que foram excluídos dos livros de História do Brasil e resgatar sua contribuição na formação de nós brasileiros. Negar a cultura africana seria negar nossa prória identidade!
    Não podemos simplesmente esqueçer o continente que tanto contribui para o nosso Brasil.

    Aline ziehe
    801

    ResponderExcluir
  18. A lei 10.639/2003, de 9 de janeiro de 2003, torna obrigatório ensinar-se em qualquer escola de ensino fundamental ou médio sobre história e cultura afro-brasileira, o negro e suas lutas, e a contribuição deles no nosso país.
    A importância da lei é enorme: Acabar com todo o nosso preconceito com os africanos e sua cultura. Ao serem questionados sobre Candomblé, religião africana, a maioria das pessoas diz que é macumba, “coisa do diabo”. (O interessante é que macumba é apenas um instrumento.)
    O melhor jeito de acabar com a ignorância do povo, e consequentemente o preconceito, (seja à cultura ou à etnia) é fazer a população conhecer essas coisas e tirar idéias erradas de suas cabeças.
    Essa é a principal importância da lei. Fazer com que as pessoas percam sua discriminação com negros e sua cultura, que percebam as maravilhosas coisas por trás disso.

    JOÃO PEDRO - 801


    ResponderExcluir
  19. A Lei 10.639/03 faz referência sobre o ensino da história e cultura afro- brasileira e africana, ressaltando a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira.
    O objetivo da mesma é que o sistema de ensino inclua em seus currículos escolares assuntos sobre as questões étnico-culturais, praticando a divulgação e produção de conhecimentos, bem como atitudes, posturas e valores que eduquem os cidadãos, garantindo com isso respeito aos direitos legais e valorização da cultura brasileira e africana.
    Temos que nos conscientizar de que os negros são considerados como pessoas históricas, onde devem ser valorizados o pensamento e as ideias de importantes intelectuais negros brasileiros, a cultura dentro da música, culinária e dança. Também outro ponto importante é a questão da religião, que se apresenta bastante diversificada na origem africana.
    Deve-se levar em conta a identidade dos negros, respeitando seu modo de ser e de pensar o mundo, considerando a imensa influência que a cultura africana sempre exerceu sobre o modo de ser de nós brasileiros, com seus mais de 40% de população negra e mestiça.
    São os professores os principais atuantes no processo da luta contra o preconceito e a discriminação racial. Através da educação, nós alunos, receberemos os ensinamentos para agirmos com respeito e principalmente defender a nossa cultura.
    Trabalhar o conhecimento da história e da cultura a partir do processo de escravidão contribui para a promoção da igualdade étnica, cultural e racial do nosso país.

    Luís Henrique S. da Silva - 801

    ResponderExcluir
  20. Lei 10.369/03
    A lei 10.369/03 é uma lei que tem como o objetivo, estudar sobre a cultura africana nas escolas Brasileiras. Essa lei foi bem exercida pois muitas pessoas tinham preconceito com os africanos e sua religião.
    Pois a muito tempo os portugueses eles pegavam os africanos e os colonizaram, tirando suas crenças e religião, e obrigaram a acreditar em outro deus. Muitos na hora que tinha que rezar, muitos rezavam por seus deuses.
    E muitos Brasileiros chamam a cultura deles de macumba, mas nem se tem a vontade de pesquisar que é um instrumento usado na religião deles. Mas nem se dão conta de pensar que a religião dos gregos era bem igual a dos africanos.
    E com essa lei foi criado o dia nacional da consciência negra que é dia 20 de novembro, que foi uma homenagem ao zumbi dos palmares que é o líder quilombola, que foi marcado pela luta contra o preconceito racial.
    Foi uma das leis, mas importante já criada no Brasil, pois mostra como o Brasil que muda o que aconteceu como seu passado, e isso é melhor para o pais que quer aceitar as outras culturas

    Érick Ghuron
    801

    ResponderExcluir
  21. Lei 10.639/03

    A lei 10.639/03 foi inventada para falar mais das histórias de nosso país, era e ainda é para que toda escola de ensino fundamental ou médio deve ensinar cultura, história, e a sociedade Afro-Brasileira que influenciou muito na nossa história e além disso os descendente negros de africanos já compõem metade (ou aproximadamente) do nosso povo.
    Essa lei foi surgida com o tanto de discriminação no Brasil em relação das raças de cada um e por julgarem uma pessoa pela aparência de modo que tudo de que não sabe quem é, de onde veio seja (na minha opinião é ridículo) coisa do demônio.Quando o certo é exatamente o contrario, o certo é julgar não pela aparência, mas sim pelo carisma, respeito,paixão,pena que nem todos concordam comigo não só quando criaram lei mas ainda hoje acontece, infelizmente em uma escala muito grande.
    O Afro-Brasileirismo serve para nos mostrar de onde vimos, de quem somos e principalmente quem somos.

    Ângelo Moreno Bastos
    8’ano_turma 801

    ResponderExcluir
  22. A lei 10.639/03 foi criada em 2003, e estabelece obrigatoriamente o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas públicas e privadas do ensino fundamental e médio.
    Acho que essa é uma ótima lei, além de ter sido muito bem feita. Acho a lei 10.639/03 muito importante para o Brasil, pois quando os escravos negros vieram para o Brasil eles já chegaram aqui como um “objeto”, porque os escravos negros eram vendidos, comprados, mandados, levavam castigos entre outras, então eles já chegaram aqui sem respeito e até hoje muita gente tem preconceito com as pessoas negras. Mas em 2003, o presidente do Brasil criou a lei 10.639/03 que como eu já disse obriga todas as escolas brasileiras a terem o conhecimento sobre a cultura afro-brasileira e a cultura africana. Penso que essa lei deu certo, pois o objetivo dela era acabar com todo o preconceito com os negros no Brasil, mas acabar com todo o preconceito não é possível, mas acabar com a maior parte dele é, e é isso que está acontecendo com a existência desta lei, pois quando nós estudamos e temos conhecimento sobre algo é mais fácil de nós estendermos e tem uma probabilidade muito maior das pessoas não terem preconceito sobre o que elas tem conhecimento.
    Gosto desta lei e como eu já disse foi muito bem feita, pois tem o objetivo de acabar com o preconceito com os negros e estamos conseguindo isso pouco a pouco.

    Ana Elisa Lana Marinho 801

    ResponderExcluir
  23. A lei 10.369/03 é uma lei que tem como o objetivo, estudar sobre a cultura africana nas escolas Brasileiras. Essa lei foi bem exercida pois muitas pessoas tinham preconceito com os africanos e sua religião.
    Pois a muito tempo os portugueses eles pegavam os africanos e os colonizaram, tirando suas crenças e religião, e obrigaram a acreditar em outro deus. Muitos na hora que tinha que rezar, muitos rezavam por seus deuses.
    E muitos Brasileiros chamam a cultura deles de macumba, mas nem se tem a vontade de pesquisar que é um instrumento usado na religião deles. Mas nem se dão conta de pensar que a religião dos gregos era bem igual a dos africanos.
    E com essa lei foi criado o dia nacional da consciência negra que é dia 20 de novembro, que foi uma homenagem ao zumbi dos palmares que é o líder quilombola, que foi marcado pela luta contra o preconceito racial.
    Foi uma das leis, mas importante já criada no Brasil, pois mostra como o Brasil que muda o que aconteceu como seu passado, e isso é melhor para o pais que quer aceitar as outras culturas

    Érick Ghuron
    801

    ResponderExcluir
  24. Todos nós já sabemos, estudando a história do Brasil, que nossa terra foi colonizada por negros africanos que, infelizmente, aqui chegaram para ser escravos dos portugueses. Consequentemente, nossa cultura foi bastante influenciada pela rica cultura africana em todos os seus aspectos.

    A lei 10.639, criada em 2003 pelo então presidente Luís Inácio Lula da Silva, tem como objetivo difundir a história dos negros africanos, a sua luta contra a escravidão e o preconceito, a cultura negra brasileira e o seu importante papel na formação da nossa sociedade.

    Esta lei veio para enaltecer a cultura de um povo discriminado e inferiorizado, reconhecendo a importância que os negros africanos desempenharam para a cultura brasileira e, desta forma, tenta minimizar o preconceito disfarçado que ainda existe na nossa sociedade. Esta lei eleva a auto-estima deste povo e incentiva o orgulho de sermos todos, de alguma forma, descendentes africanos e termos seus valores, crenças, hábitos culinários presentes no nosso dia a dia.

    Por tudo isto que coloquei, esta lei merece ser colocada em prática e ser valorizada pelo povo brasileiro que não conhece a cultura africana, mas que,desde 2003, tem a oportunidade de conhecer.

    Pedro Chaves-802

    ResponderExcluir
  25. A lei 10.639 que foi sancionada no dia 9 de janeiro de 2003 tem como objetivo claro diminuir o preconceito da sociedade sobre a cultura africana que foi julgada muito mal no passado pelo regime escravista.
    Com essa lei as pessoas podem ter a chance maior de conhecer a cultura africana para poderem ter uma visão melhor do que o resto da sociedade, pois como alguém pode gostar e se interessar por algo que nem conhece, e como a sociedade do passado moldou todo esse preconceito as pessoas não tem vontade de conhecer, e dessa formar as pessoas não teriam como tirar suas próprias conclusões sobre isso.
    Na lei esta escrito que todas as escolas devem estudar história da África e sua cultura, essa parte da lei faz com que as crianças ou seja o futuro do país tenham conhecimento sobre isso para que não tenham preconceito e dessa forma passem para seus filhos que passarão para os netos e assim por diante eliminando aos poucos o racismo e o preconceito da sociedade que era passado de pais para filhos no passado.
    E desde 9 de janeiro de 2003 o povo tem a oportunidade de conhecer uma cultura muito rica , mas porém que foi julgada injustamente como inferior no passado por pessoas que também não deviam ter nenhum tipo de conhecimento sobre essa cultura.

    Pietro 802

    ResponderExcluir
  26. A cultura negra influenciou em nossa cultura infinitivamente,por isso não há nada mais correto do que a implementação da lei de número 10.639/03.
    Essa lei na verdade nem devia existir, pois as pessoas e as próprias escolas já deveriam por si próprias, ter conhecimento sobre a cultura que tão nos influenciou e até hoje nos influencia. Como é possível que até hoje em dia ainda há pessoas racistas? Até a ciência já comprovou que não há nada que torne a pessoa e a cultura negra inferior. Eles próprios já nos mostraram isso, com cientistas muito inteligentes; Cantores talentosíssimos; Religiosos e médicos que fizeram bem e ajudaram tantas pessoas negras e não negras; Atletas que já superaram limites e são considerados os melhores de todo o mundo.
    É difícil de entender porque leis assim tem de ser criadas para fazer as pessoas pararem de pensar que qualquer coisa da cultura africana é macumba. Mas mesmo assim, a lei é muito importante, pois faz com que as pessoas tenham que estudar a cultura e vejam que pensavam errado sobre o assunto.

    Letícia Vidal
    8° ano
    802

    ResponderExcluir
  27. Lei 10.639
    A lei 10.369 que foi assinada pelo presidente Luiz Inacio Lula da Silva, em que todas as escolas devem trabalhar a cultura afro-brasileira, estuda-la, essa lei foi feita em 9 de janeiro de 2003.
    Essa lei e muito importante para o brasil que e um filho de portugal e da africa, principalmente da mae africa, e e por isso que nos devemos seguir essa lei que e tao importante para que nos possamos conhecer nosso passado, para entender o presente e depois pensar no futuro. Nos decendemos desse continente, que e muito grande, e e por isso que tem tanta diversidade de culturas, nos herdamos varias, varias e mais varias coisas deles como a culinaria, a feijoada, a acaraje, entre outras milhoes de outras raceitas, varias religioes, como o Candomble, Babaçue, Batuqe, Cabula, Culto aos Egungun, Culto de Ifu, entre outros milhoes de religioes afro-brasileiras que vieram para o Brasil, isso sem contar nas que foram perdidas, pelos mals tratos aos africanos, e esse poço de diversidade ainda se juntou as varias tribos indigenas e aos europeus, e esse choque nos fez oque somos hoje.
    Mas ha pessoas ignorantes o bastante para nao perceber isso, e sao essas pessoas que ainda nos dias de hoje pertubam os decendentes de africanos, e esse e mais um motivo para que nos estudemos a cultura Afro-Brasileira, para que o preconceito acabe nesse pais que nao passa de um jardim da africa.
    Guilherme 802.

    ResponderExcluir
  28. Porque estudar africa? Muitos se perguntam isso, outros falam que isso e macumba. Mais nao e, as verdaderas causas porque estudar Africa e que sua cultura foi a que praticamente gerou a nossa, gerou nossas musicas, nossas dancas, nossas estorias e comidas.
    Nao so porque e lei que noz temos que estudar, e porque eles geram o nosso dia-a-dia se voce perceber bem, que muitas coisas que os escravos faziam, nos fazemos hoje, e tambem temos que estudar e conhecer os seus deuses por que muitos deles tem haver com os nossos e que mudaram com sua influencia.
    Mais muita gente deixa de estudar porque achao que cultivar e ate mesmo conhecer os seus deuses ja e macumba, mais elas sao bem parecidos com os nossos. Entao porque estudar africa? A resposta e clara mais poucos podem enxergar isso, porque sao muito racistas, porque eles veem de uma geracao negra, mais a resposta e simples, e porque sua cultura e a mesma que a nossa, suas musicas, dancas, e ate mesmo seu paladar


    Vinicius

    802

    ResponderExcluir
  29. A lei 10.639/03 foi criada em 10 de Janeiro de 2003,tem como objetivo que todas as escolas seja particular ou do governo de ensino fundamental e médio,trabalhem sobre a história,a cultura,a formação do povo da África.
    Um dos motivos dessa lei ter sido criada,foi pelo motivo do preconceito que muitas pessoas exercem sobre os negros e sobre a cultura deles.Exemplo desse preconceito é a macumba.A macumba é um instrumento musical usado nos rituais de candomblé.Outro exemplo desse "pré-conceito" é a cota de negros na faculdade.
    E é por isso que essa lei tem grande importância,pois com ela nós conhecemos mais sobre essa cultura e o que ela tem a nos oferecer.Além disso acontece a diminuição do preconceito.


    Nome:Larissa da Silva Fernandes Alves de Oliveira.
    Turma:801
    8º ano

    ResponderExcluir
  30. lei 10.639/03 foi criada em 2003, e estabelece obrigatoriamente o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas públicas e privadas do ensino fundamental e médio.
    Acho que essa é uma ótima lei, além de ter sido muito bem feita. Acho a lei 10.639/03 muito importante para o Brasil, pois quando os escravos negros vieram para o Brasil eles já chegaram aqui como um “objeto”, porque os escravos negros eram vendidos, comprados, mandados, levavam castigos entre outras, então eles já chegaram aqui sem respeito e até hoje muita gente tem preconceito com as pessoas negras. Mas em 2003, o presidente do Brasil criou a lei 10.639/03 que como eu já disse obriga todas as escolas brasileiras a terem o conhecimento sobre a cultura afro-brasileira e a cultura africana. Penso que essa lei deu certo, pois o objetivo dela era acabar com todo o preconceito com os negros no Brasil, mas acabar com todo o preconceito não é possível, mas acabar com a maior parte dele é, e é isso que está acontecendo com a existência desta lei, pois quando nós estudamos e temos conhecimento sobre algo é mais fácil de nós estendermos e tem uma probabilidade muito maior das pessoas não terem preconceito sobre o que elas tem conhecimento.
    Gosto desta lei e como eu já disse foi muito bem feita, pois tem o objetivo de acabar com o preconceito com os negros e estamos conseguindo isso pouco a pouco.

    Ana Elisa Lana Marinho 801

    ResponderExcluir
  31. Estudar essa lei não é um querer de vontade pessoal.
    É uma questão de que todos devem aprender sobre a cultura afro-brasileira e africanas.
    O objetivo principal da lei é o de divulgar e produzir conhecimentos,bem como atitudes,posturas e valores que eduquem cidadãos, quanto à pluralidade étnico-racial,tornando-os capazes de interagir objetivos comuns que garantam respeito aos direitos legais e valorização de identidade cultural brasileira e africana,como outras que direta ou indiretamente contribuíram para a formação da identidade brasileira.
    A cultura negra é uma cultura inter-racial formada por inúmeros grupos,como africano,mestiços índios e outros.
    Manter a cultura Africana é muito importante em nossas vidas,por isso essa lei foi criada, não só para aprendermos e para termos novos conhecimentos culturais mas sim para nos ajudar a mante-la essa ótima cultura!


    Gabriel Cal 802

    ResponderExcluir
  32. Com vergonha?

    Muitas pessoas brasileiras vem se esquecendo de que suas origens são afro-brasileiras, ou muitas preferem ignorar de que são afro-descendentes por uma questão de vergonha ou melhor dito racismo. Mesmo racismo sendo crime e crime causar cadeia, continuam havendo pessoas que são racistas. Tudo isso nos leva a uma conclusão da origem da lei 10.639. A lei 10.639 criada em janeiro de 2003, promove e obriga o estudo da cultura Africana em todas as escolas publicas e privadas do ensino fundamental. Na minha opinião acho que essa lei foi feita para acabar com o racismo mediante as novas gerações, com o preconceito. Muitas pessoas acham que cultura africana é macumba e que os deuses deles são do mal e até de que eles não tem cultura. Lula(presidente na época) fez essa lei para acabar com o preconceito e esperamos que o objetivo se alcance.

    Carlos Alberto Sanchez
    8°/802

    ResponderExcluir
  33. Lei 10.639
    A lei 10.639 foi sancionada pelo antigo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 9 de Janeiro de 2003, esta lei tornou obrigatório o estudo de cultura e história africana, seja em escolas públicas, ou privadas.
    Mas por quê isto aconteceu? Bom, é simples,os adultos de hoje em dia não tiveram a oportunidade de estudar nenhuma matéria relativa à África, por este motivo, quando veem ou ouvem alguma coisa do universo africano, como por exemplo o nome de um deus, já acham que é um demônio ou macumba.
    Uma boa comparação que pode ser feita para mostrar o quanto a maioria da população está errada, é entre a mitologia africana e a grega, que se prestarmos atenção, veremos que são extremamente parecidas, as duas são politeístas, os deuses tem funções semelhantes, e por aí vai. Mas só por estudar mitologia grega não passei a acreditar que Zeus atira raios na terra quando está furioso.
    Estudar cultura africana não vai nos fazer acreditar nela, vai apenas ampliar a nossa bagagem cultural, e fazer com que não tenhamos um pensamento preconceituoso ou racista. E esta é a principal importância da lei 10.639.

    ResponderExcluir
  34. Lei 10.693

    A lei 10.694 faz parte do que se deve ser ensinando nas escolas brasileiras durante o período escolar. Ela diz que todas as escolas devem apartir do dia em que foi assinado pelo ex presidente da república Luisz Inácio Lula Da Silva, teriam que ensinar sobre a história e cultura Afro-Brasileira, incluindo o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.
    Isso é muito bom para que as nossas origens não sejam esquecidas e que as pessoas por mais que sejam racistas, tenham que conviver com a mais dura verdade para elas que é saber que tem quase 100% de chance de ter algum pouco que seja de sangue negro coagulando em seus corpos, o que em minha opinião é umas das melhores coisas que já fizeram para a educação brasileira e uma coisa que agrada a todos é que no calendário escolar o dia 20 de Novembro é o Dia Nacional da Consciência Negra. Sem um feriado muitas pessoas não ligavam inclusive eu antes de saber disso e uma outra coisa é que ela n teve tempo de espera para entra em vigor, logo após a sua publicação passou a entrar em vigor.

    Matheus Dietrich Lima/802

    ResponderExcluir
  35. Lei 10.639
    Até os dias de hoje ainda existe muito preconceito racial, Isso tudo por que os negros no passado foram obrigados a trabalhar como escravos é eram tratados pelos seus senhores como objetos ou seres inferiores, os seus senhores alegavam que a raça negra foi marcada com a cor da pele escura por Deus para servi-los.
    Por esse e outros motivos a lei 10639 foi criada, ela alega que todas as escolas de ensino médio e fundamental são obrigadas a ensinar sobre a historia África, cultura afro-brasileira, o negro na formação da sociedade e sua contribuição nas áreas sociais, econômicas e políticas. Essa lei foi criada no intuito de mudar o pensamento preconceituoso das pessoas que alegam que a raça negra seja inferior, incapaz e que sua cultura e religião sejam coisas diabólicas; o fato e que a cultura africana influenciou na cultura do nosso país estando presente na culinária, onde temos Feijoada, prato conhecido por todo o Brasil como um dos mais famosos, foi criado pela passagem dos escravos negros que se alimentavam das sobras das partes do porco que não eram utilizados na casa dos seus senhores. Outra coisa criada por escravos negros foi capoeira que é um tipo de dança que também e é conhecida por todo o brasil.
    Por esse e outros motivos acho essa lei necessária para diminuir o preconceito racial, e para que no futuro o nosso país não seja preconceituoso.

    Nome: João Pedro
    Turma: 802

    ResponderExcluir
  36. A lei 10.639

    Na minha opiniao é até vergonhoso que seja nessesário criaruma lei que obrigua a um povo estudar sua propria historia. A cultura afro-brasileira é tao importante quanto quelquer uma outra neste pais, más oque aconte é que a maioria das pessoas nao ve isso e acaba que e pressiso criar esta lei que na minha opiniao nao deveria sernessesaria, más é. As pessoas devem sim aceitar todos os outros ao seu redor pois é racismo e também é lei que nao se pode discriminar o negro.

    Pedro Fritz, 802

    ResponderExcluir
  37. Lei 10.639
    A lei 10.639 de 20 de dezembro de 1996 diz que é obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-brasileira nos ensinos fundamental e médio, oficiais e particulares.
    Com essa lei os colégios passaram a ensinar sobre a cultura afro-brasileira e, com isso, podemos diminuir o preconceito e todos aprenderam sobre a formação de nosso país, nossa cultura, de nossos costumes.
    Pode até não parecer, mas o preconceito ainda existe no Brasil e no mundo. Talvez ele esteja mais escondido no Brasil que em outras partes do planeta, mas ele está presente.
    Mas todos temos um pouco dos negros no D.N.A., já que todas as raças se misturaram ao longo de nossa história.
    É importante conhecer sua formação, o que formou sua cultura, o que somos hoje e como chegamos aqui do jeito que estamos. E essa lei nos faz conhecer parte disso.
    Flora Rosseto
    802

    ResponderExcluir
  38. Eu acho que essa lei é muito importante porque com ela vamos deixar de ter preconceito com os afro-brasileiros, porque vamos estudar sua cultura, saber de sua história, sua identidade, nós vamos nos interessar e querer aprender mais com eles e descobrir que muitas coisas que existem em nosso cotidiano, tem origem em seus hábitos e costumes. Além disso tudo, o conhecimento vai transformar a cabeça de várias pessoas que pensam errado sobre os afro-brasileiros.
    Graças a essa lei sei mais, entendo mais e gosto mais desse povo.

    Olivia Macedo- 702

    ResponderExcluir
  39. A lei número 10.639 indica que é preciso que todos aprendam um pouco sobre suas origens e sua cultura. Com essa lei as pessoas passaram a entender a importância dos afro - descendentes, porém nem todos a aprovaram, questionando-a com vários comentários ofensivos como: "essa lei serve para estudar os pretos" e vários outros. Muitas escolas passam esse conteúdo para os alunos, fazendo com que eles tentem diminuir o preconceito contra africanos no mundo, assim construindo uma sociedade diferente da que nós vivemos hoje. Muitas pessoas negam suas origens, mas não sabem a importância das mesmas.

    Lara Gomes Faria - 701
    Esse poema é como uma lição, as pessoas não se assumem de seu próprio jeito, não assumem sua própria cor, não assumem sua própria pessoa. Pretinha, eu? Não, eu não, eu sou morena.
    A personagem do texto contou que não se aceitava, mas depois de um tempo parou e percebeu que ela era assim, e daí? Então ela nem ligava, enfrentava os desaforos com sorriso no rosto se orgulhando por ter a cor que tem. A discriminação está presente até mesmo quando andamos na rua de qualquer lugar, ninguém quer ser pessoa "de cor", ninguém quer ser pretinha. Pretinha, eu? Não tô nem aí...

    Lara Gomes Faria - 701

    ResponderExcluir
  40. A lei número 10.639 indica que é preciso que todos aprendam um pouco sobre suas origens e sua cultura. Com essa lei as pessoas passaram a entender a importância dos afro - descendentes, porém nem todos a aprovaram, questionando-a com vários comentários ofensivos como: "essa lei serve para estudar os pretos" e vários outros. Muitas escolas passam esse conteúdo para os alunos, fazendo com que eles tentem diminuir o preconceito contra africanos no mundo, assim construindo uma sociedade diferente da que nós vivemos hoje. Muitas pessoas negam suas origens, mas não sabem a importância das mesmas.

    Lara Gomes Faria - 701

    ResponderExcluir