quarta-feira, 4 de julho de 2012

Aconteceu, no LiterAtivo apareceu - Turmas do Nono ano / 2012 realizam Projeto - Um encontro com o poeta dos escravos



Um encontro com o poeta dos escravos


Todo o ano o professor de língua portuguesa e literatura, José Henrique da Silva, trabalha juntamente com a turma de 9° ano um projeto sobre um grande escritor brasileiro. Este ano comemorando 10 anos de projeto está sendo trabalhado  o poeta dos escravos,Castro Alves .
No final do ano passado, os alunos fizeram a escolha de qual escritor brasileiro mais lhe interessava, a maior disputa foi entre Castro Alves e Jorge Amado com a diferença de apenas um ponto na votação.  Porém a maneira que o professor encontrou de agradar “gregos e troianos”, como ele mesmo diz, é durante o processo, relacionar  os autores, uma vez que Jorge Amado já fez uma biografia ( ABC de Castro Alves – Editora Companhia das Letras )  e uma peça de teatro ( O amor de soldado – Editora Companhia das Letras ) a respeito do referido autor.
Para dar início ao projeto “um encontro com Castro Alves” os estudantes das turmas de nono ano fizeram uma Pesquisa de campo, na Praça Veríssimo de Melo, centro da cidade, onde  interrogavam as pessoas com a seguinte pergunta: “Como se chamava o poeta dos escravos?” Algumas pessoas não tinham ideia de quem era e disseram coisas absurdas como o Zumbi dos palmares. Assim que obtiveram os dados da pesquisa montaram conjuntamente com a professora de Matemática, Natacha, gráficos que apresentaram tristes resultados.
Apesar do trabalho ainda estar no início, os alunos já leram uma biografia sobre o escritor - CASTRO ALVES - Um poeta sempre jovem  - Perfis Brasileiros - Alberto da Costa e Silva – Ed. Companhia das Letras -    ; uma pesquisa sobre a influência de Victor Hugo (1802 – 1885 ele integrou-se ao Romantismo e em breve se transformou no porta-voz desse movimento e demonstra uma forte tendência ao estranho e maravilhoso) na obra de Castro Alves; compuseram poemas e apresentaram um Seminário, no mês de março,  para os pais falando sobre o mesmo. Seminário que em agosto será reapresentado, porém com uma linguagem mais simples para crianças do 6° do colégio municipal Profª Maria Isabel Damasceno Simão, que também são alunos do professor José Henrique.
Ainda está por vir: uma palestra para os estudantes  falando sobre a tuberculose, doença que foi a causa da morte de Castro Alves e uma peça como finalização do projeto. O roteiro da peça ainda será feito pelo professor José Henrique durante as férias, porém o elenco já foi escolhido pela professora de artes.
Um fato curioso sobre esta edição do Projeto é que Castro Alves é um escritor usualmente trabalhado no oitavo ano diferentemente  dos outros escritores como Machado de Assis, que já foi escolhido três vezes ,e  Manuel Bandeira.








Nenhum comentário:

Postar um comentário